Pedidos de Materiais

This is the master sidebar.

This is appended to the master sidebar.

Como ter sucesso nos exames nacionais – 5 Dicas



Os exames nacionais são sempre um momento de grande pressão na vida de um estudante, não só por serem o reflexo do que aprendeu durante o ano escolar, mas também por serem a chave que abre as portas para uma determinada universidade.

O significado do sucesso nestes exames não representa a mesma nota para todos os alunos mas, sem dúvida, que publicamente tudo se resumirá ao número que figurar na pauta e à comparação com a nota obtida ao longo do ano escolar nas mesmas disciplinas.

Ser imbatível nos exames nacionais é o sonho de qualquer aluno, mas como em qualquer prova que solicite esforço físico ou mental, a preparação é uma parte importante do caminho porque ajuda não só na aquisição do conhecimento necessário para um melhor resultado mas também na manutenção da calma e do foco, na gestão da pressão que o plano de estudos implica e que o próprio momento exige, e no equilíbrio de todas as áreas da vida do estudante ao longo do ano, que não deixam de existir pela existência de um exame nacional.

Estabelecer rotinas, mantendo bons hábitos de sono, alimentação adequada e uma agenda equilibrada, definindo tempos específicos para estudar e para praticar atividades físicas e de lazer são alguns dos pontos que devem complementar as dicas que se seguem:


   1. Criar apontamentos à mão, escrevendo os conteúdos das matérias ajuda nos processos de aprendizagem e memorização, evita distrações e mantém a concentração.

   2. Estabelecer um plano de estudo que permita evitar deixar tudo para a última hora, com tempos próprios para a leitura de conteúdos, para a prática de exercícios e para a revisão da matéria.

   3. Escolher um local de estudo livre de distrações, que permita manter o foco numa única tarefa durante o máximo de tempo possível. Isto inclui tanto dispositivos eletrónicos quanto amigos, sobretudo quando não partilham os nossos objetivos escolares.

   4. Criar uma agenda detalhada, determinando previamente os dias e horários que vai dedicar a estudar cada matéria. Estabeleça ainda o tempo que vai empenhar-se em cada uma delas.

   5. Praticar, praticar, praticar… Exercícios, fichas, testes de outras turmas e de outras escolas, provas-modelo… Quanto mais praticar e quanto mais diversificada for a prática menor a probabilidade de ser surpreendido por uma pergunta que nunca tinha visto.
 
< Ir para a lista de artigos de opinião
Olá! Olá
Ola Chat Olá!
CONTACTE-NOS!
Fale connosco

Fale connosco!

21 041 74 95 ou 707 231 231 

(dias úteis das 9h00 às 17h30)

https://apoiocliente.leyaeducacao.com/

Recuperar password

Recuperar password!