Pedidos de Materiais

This is the master sidebar.

This is appended to the master sidebar.

Apps que «tomam conta dos alunos» e nos ajudam a flexibilizar



E se o telemóvel for a melhor ferramenta para criar um ambiente positivo em sala de aula? Ou se tiver uma app que vai melhorar o comportamento na sua aula?

A singularidade de cada um dos nossos alunos é uma verdade de La Palice – os alunos de hoje são diferentes dos que nos entraram nas salas ontem e amanhã teremos jovens muito diferentes daqueles a quem damos aulas hoje.

Os nativos digitais (jovens nascidos este século) têm uma necessidade de conectividade quase permanente, e isso aumenta as possibilidades de aprender em qualquer lugar e a qualquer hora – o que se passou a designar aprendizagem móvel. Clark Quinn, especialista em tecnologias de aprendizagem, identificou em 2011 quatro Cs  relativos aos dispositivos móveis que são úteis para o processo de ensino-aprendizagem: consumo de conteúdos, capacidades computacionais dos dispositivos móveis, capacidade de comunicar com os outros e possibilidade de capturar o contexto através de vídeo, imagem, áudio, localização e tempo.

Há uma nova abordagem que integra o telemóvel na sala de aula, tentando descobrir formas de usar os dispositivos eletrónicos como instrumentos para mais e melhores aprendizagens. Neste contexto, há ferramentas que transportam o conceito de gaming (gamificação) para a sala de aula, criando ambientes de aprendizagem mais próximos dos que os alunos encontram nos jogos. ClassDojo, Classcraft ou Habitica são exemplos de aplicações  que nos permitem criar ambientes positivos em que a comunicação com os pais é um elemento central e facilitador do bom ambiente da sala de aula.

Com o ClassDojo podemos definir com os alunos quais são os comportamentos ou atitudes que merecem um voto positivo e os que merecem reprovação. Depois, durante as aulas, o professor pode atribuir pontos positivos ou negativos no seu telemóvel, em função do comportamento e do trabalho dos alunos. Cada um desses pontos será visto pelos respetivos Encarregados de Educação através de uma simples notificação no telemóvel. Ou seja, quando o aluno participa de forma positiva, o professor clica na aplicação e o pai ou a mãe recebem uma notificação no telemóvel.

A aplicação permite ainda a criação de um mural, de acesso exclusivo a alunos e pais da turma, onde podem ser publicadas imagens ou textos relativos ao trabalho de sala de aula.
O ClassDojo também permite a elaboração de portefólios digitais que poderão ser um complemento ao trabalho de sala de aula.
Também o Classcraft ou o Habitica podem ser instrumentos úteis para alcançar uma maior motivação e envolvimento dos alunos.
Os exemplos aqui referidos podem ser particularmente úteis num momento em que a flexibilidade é uma realidade cada vez mais presente nas nossas escolas. Se, por um lado, introduz em sala de aula uma linguagem mais próxima da que os alunos usam, por outro, permite a valorização diária do trabalho. São, por isso, excelentes ideias para aproximar a prática pedagógica das exigências que a flexibilidade nos coloca.
Por João Paulo Silva
Professor e Formador de Professores



Referências:
www.classdojo.com
https://www.classcraft.com/
https://habitica.com/static/home
Olá! Olá
Ola Chat Olá!
CONTACTE-NOS!
Fale connosco

Fale connosco!

21 041 74 95 ou 707 231 231 

(dias úteis das 9h00 às 17h30)

https://apoiocliente.leyaeducacao.com/

Recuperar password

Recuperar password!