Pedidos de Materiais

This is the master sidebar.

This is appended to the master sidebar.

Escolas amigas das crianças



A frase escrita acima, parece redundante. Pois não são todas as escolas amigas dos alunos? Não será verdade que as escolas foram criadas para educar num clima de fraternidade e amizade? Mas... quando pensamos em escolas (e na “nossa” escola) lembramo-nos só de lugares de convívio, de aprendizagem e de divertimento, mas também nos veem à memória momentos de tensão, de incompreensão e de sofrimento.
Talvez a maioria de nós - que passamos durante tantos anos pela escola - tenhamos recordações destes dois tipos de sentimentos: uns ligados a uma escola amiga e positiva e outros que nos recordam uma escola não tão amiga e de tristeza. Por isso não é redundante falar de uma escola que seja amiga das crianças.

Promover este modelo de escola parece, muito simples: seria tão só reforçar o que nos fez felizes e diminuir e eliminar aquilo que nos fez infelizes. Dizemos,” parece”, porque a escola se tornou muito maior do que o que está circunscrito ao seu espaço: a escola é hoje a sede de enormes expectativas das famílias, da sociedade e mesmo dentro da própria escola.


Talvez por haver tantas expectativas sobre a escola ela tenha desenvolvido alguns valores e práticas que não são pensadas para criar um clima de amizade...Vejamos alguns deles:
Antes de mais uma escola amiga é aquela que vai encontrar o aluno (a criança) onde ela está e não onde se acha que ela devia estar. A narrativa de "ele está no quarto ano, mas devia estar no segundo" ou "ela tem nove anos, mas a responsabilidade é de seis" não ajuda a criar esta amizade porque faz do aluno um ser deficitário e incompleto. Ora, uma boa amizade frutifica entre pessoas que se valorizam e respeitam.

Uma escola amiga é também aquela que considera que todos os alunos são competentes, são humanos e capazes de assumir compromissos. Uma escola que sistematicamente desconfia dos alunos não pode ser sua amiga.
É verdade também que uma escola amiga das crianças abre espaços para uma fonte fundamental do seu desenvolvimento: o brincar. Assim numa escola tempo integral que passe "trabalhos de casa" assume uma atitude de grande inimizade...
E talvez não haja maior inimigo da amizade que o medo: não é possível ser amigo de alguém de quem temos medo e aí é fundamental para criar estes laços amigos que se estabeleça e cultive um clima de responsabilidade e não de culpabilização.
A escola deve ser também amiga do futuro das crianças, isto é, uma escola que suscite e acarinhe um sentimento de gratidão e de respeito pela natureza de quem usamos tudo e de quem nunca deitamos nada fora porque o que deixamos de usar fica "dentro" do planeta.

Não esqueçamos, enfim, que mesmo quando duvidamos de nós, os amigos  sempre nos transmitem ânimo e confiança e nos asseguram que nem somos ignorados nem estamos sós. É isso que esperamos da escola.


David Rodrigues
Olá! Olá
Ola Chat Olá!
CONTACTE-NOS!
Fale connosco

Fale connosco!

21 041 74 95 ou 707 231 231 

(dias úteis das 9h00 às 17h30)

https://apoiocliente.leyaeducacao.com/

Recuperar password

Recuperar password!