Aprender o Holocausto I
Edições ASA tem o prazer de o(a) convidar para o webinar:
Aprender o Holocausto | João Gouveia Monteiro
Aconteceu uma vez. Não deveria ter acontecido, mas aconteceu. Não deve acontecer outra vez, mas pode acontecer. É por isso que a Educação sobre o Holocausto é fundamental.
Kathrin Meyer, Secretária Executiva da IHRA
O Holocausto traduz-se na perseguição sistematizada de judeus, por indicação estatal, pela Alemanha nazi e respetivos colaboradores, entre 1933 e 1945. Foi um genocídio a nível europeu, que destruiu não apenas indivíduos e famílias, mas também comunidades e culturas com séculos de desenvolvimento.
PORQUÊ ENSINAR SOBRE O HOLOCAUSTO?
Além de transmitir aos alunos conhecimento sobre um acontecimento que desafiou profundamente os valores humanos, ensinar e aprender sobre o Holocausto dá-lhes a oportunidade de compreenderem alguns dos mecanismos e processos que conduziram ao genocídio e as escolhas que foram feitas para acelerar, aceitar ou resistir ao processo de perseguição e assassinato, reconhecendo que foram feitas, muitas vezes, em circunstâncias extremas.
As sessões e atividades deverão ajudar sempre os alunos a ampliarem o seu conhecimento acerca deste extermínio sem precedentes e preservar a memória dos indivíduos e grupos assassinados. Educadores e alunos deverão ser encorajados e motivados a refletir sobre as questões morais, políticas e sociais levantadas pelo Holocausto e sobre a sua relevância nos dias de hoje.
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o currículo português integra estas problemáticas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de História, no 9.º ano, História B, no 11.º ano, e História A, no 12.º ano, bem como na nova disciplina de oferta de escola do 12.º ano, História, Culturas e Democracia. Em Cidadania e Desenvolvimento é igualmente abordada esta temática no domínio dos Direitos Humanos.
Na primeira sessão:
• Porquê ensinar sobre o holocausto
• O que ensinar sobre o holocausto
Sobre o(s) orador(es):
João Gouveia Monteiro
Nascido em Coimbra, em 1958, é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde ensina História da Antiguidade e da Idade Média, História Militar e História das Religiões. Doutorou-se em 1997, sob a orientação do Prof. José Mattoso, e os seus estudos mais recentes incidem sobre as Cruzadas na Terra Santa, o Império Bizantino e a figura do Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira. Foi Professor Visitante da Universidade Paul Valéry (Montpellier III), conferencista convidado da Sorbonne, estagiou nas Universidades de Bolonha e de La Laguna (Tenerife) e foi Pró-Reitor para a Cultura e Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra. É o atual Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Em 2020, fundou a Academia para o Encontro de Culturas e de Religiões (APECER-UC), de que é Diretor e que promove regularmente eventos (cursos livres, conferências, tertúlias, presenciais e online) no âmbito da problemática das grandes religiões mundiais, numa perspetiva virada para o diálogo ecuménico e inter-religioso.
Formação gratuita, mediante inscrição prévia.
Data: 2021-03-16 | 17:30/18:30
Temática: História